1. Preencher os dados iniciais do colaborador 

Para iniciar a admissão de um novo colaborador, clique em + Adicionar > Individualmente

Preencha as informações sobre a contratação: é obrigatório o preenchimento dos campos Nome, Email ou Telefone, Data de Admissão (primeiro dia de trabalho) e tipo de Regime para enviar o convite.

Se quiser enviar mais de um convite ao mesmo tempo, clique em +Adicionar mais colaboradores.

Para oferecer Benefícios e colocar Campos Personalizados, clique em +Adicionar benefícios e selecione os benefícios oferecidos e as categorias conforme aplicável.

DICAS: Não entendeu muito bem como funciona essa parte? Você pode clicar aqui para ler mais sobre Benefícios e aqui para ler como são os Campos Personalizados. 

Caso deseje, preencha o Telefone Celular com DDD ao invés do email. Isso enviará um SMS ao colaborador ao invés de email.

Preencheu? Então clica em Enviar Convite para que o novo colaborador possa começar já à preencher os documentos.

Caso você queira preencher mais dados antes de enviar o convite, clique em Cadastrar manualmente. Essa opção irá criar o perfil do colaborador na Xerpa, mas ainda não enviará o convite para ele.

2. Acompanhe o preenchimento de informações

Vá na seção Admissões, no menu lateral da esquerda, e verifique se o envio foi feito com sucesso e se o colaborador já preencheu o cadastro 100%. Em Convite, o símbolo de um envelope indicada que o e-mail ainda não chegou na caixa de entrada do e-mail do colaborador; o sinal de um check indica que já chegou e o sinal de 2 cheks que o colaborador já clicou no e-mail (à exemplo do sinais de quando você envia e visualiza uma mensagem no Whatsapp):


Se não deu certo, você pode entrar no perfil do colaborador, depois clicar nos três pontinhos ao lado do nome dele e em Reenviar Convite. Aqui, corrija o email ou telefone e clique para reenviar.

Se deu certo, agora é só aguardar! O colaborador irá inserir todas as informações e você receberá um e-mail assim que tudo estiver pronto.

3. Conferir tudo para ver se está bem preenchido

Quando o preenchimento chegar a 100% e você receber o aviso por e-mail, confira todos os dados do cadastro paraverificar se estão corretos. Esse passo é super importante para identificar possíveis erros e corrigi-los antes de passar ao próximo passo.

Se estiver tudo certo, você pode alterar o status do perfil do colaborador de Em admissão para Ativo. Para isso, entre no perfil do colaborador e clique encima do status para alterar:

4. Preenchimento dos dados contratuais

Caso não tenha ainda preenchido os dados de departamento, cargo e salário, agora é uma boa hora. Seja contador ou time interno, essas informações são necessárias para dar entrada na admissão, preencher na carteira de trabalho, entre outros.

5. Enviar para o contador

Depois que todos os dados forem conferidos, você já está pronto para enviar os dados do colaborador para o contador. Para fazer isso, clique nos três pontinhos abaixo da foto e depois em Enviar p/ Contador:

6. Receber os dados do contador

Assim que estiver pronto, você receberá uma notificação via e-mail. Você poderá acessar o perfil do colaborador e clicar no campo Anexos e conferir os documentos feitos por seu contador.

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