O próprio DP consegue adicionar algumas configurações básicas e essenciais da empresa antes de convidar os colaboradores para acessar a Xerpa. 

Primeiramente, vá na seção Configuração da Empresa no menu preto da lateral esquerda. 

Em Configurações, há cinco campos diferentes para configurar: Geral, Estrutura, Contratação, Benefícios e Fornecedores e Integrações. 

1. GERAL

  • Dados da Empresa. Coloque o nome fantasia, a razão social e o CNPJ da empresa.
  • Campos personalizados. Essa opção permite que você crie novos campos para os colaboradores preencherem. Com eles, você pode pedir documentos complementares (certidão de nascimento ou casamento, número de registro do conselho, carteira de vacinação, etc) ou informações complementares de benefícios (foto do cartão de passe, curiosidades, etc). Você também consegue criar campos personalizados para adicionar documentos e informações nos perfis dos colaboradores, como adicionar os recibos de férias. Clique aqui e aprenda a como criar campos personalizados na Xerpa. 
  • Feriados. Adicione feriados municipais, estaduais e nacionais na Xerpa e os integre automaticamente ao tratamento de ponto.

2. ESTRUTURA

As informações adicionadas em Estrutura irão aparecer no campo de Dados Contratuais no perfil do usuário. Após a configuração, quando você entrar no perfil do usuário, irão aparecer nas listas de cada campo as informações que você adicionou:

  • Cargos. Configure os cargos existentes atualmente na sua empresa. Quando for adicionar um novo cargo, não se esqueça de colocar o nível dele; caso não haja, você pode colocar N/A. Sem preencher o campo de nível do cargo, você não conseguirá adicionar o novo cargo. 
  • Centros de custo. Clique em + Adicionar, adicione o nome do centro de custo e finalize clicando em Salvar. 
  • Departamentos. Adicionar departamento é muito simples: basta você clicar em + Adicionar, colocar o nome e depois Salvar. Para excluir, é só clicar no ícone de lata de lixo no lado direito do nome do departamento criado e depois em Salvar; para editar, clique encima do nome do departamento, faça as alterações desejadas e clique em Salvar.
  • Escritórios. Ao invés de você criar várias contas na Xerpa para suas filiais, você pode adicionar escritórios e depois atribuí-los aos respectivos colaboradores. É obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome do escritorio (você pode colocar, no final do nome, o CNPJ), cep, tipo do endereço, logradouro, número, complemento, estado, cidade e bairro. 
  • Unidade de negócio. Adicione suas unidades de negócios localizadas em outros Estados clicando em + Adicionar.

3. CONTRATAÇÃO

Os campos configurados nessa seção também irão aparecer em Dados Contratuais no perfil do usuário na Xerpa. 

  • Jornadas de trabalho. Adicione jornadas de trabalho fixas existentes na sua empresa. Nesse campo, você consegue configurar quantas jornadas quiser e adicionar, inclusive, os horários de almoço e intervalos. Clique aqui e aprenda a como criar jornadas de trabalho na Xerpa.
  • Sindicatos. Para adicionar os sindicatos, você deve ter em mãos o código sindical e o nome do sindicato.

4. BENEFÍCIOS

Na Xerpa, você consegue configurar os seguintes benefícios: alimentação, auxílio creche, plano de saúde, plano odontológio, seguro de vida e transporte. Essas informações serão preenchidas pelo colaborador no momento da admissão. Uma vez escolhidos os benefícios e o cadastro na Xerpa enviado à empresa, o colaborador não conseguirá mais alterar suas escolhas de benefícios na Xerpa, somente com o RH da empresa. 

Clique aqui e aprenda a configurar os benefícios.

5. FORNECEDORES E INTEGRAÇÕES

  • Integrações com outros sistemas. Você consegue integrar a Xerpa com os seguintes sistemas: Xerpa API (recomendável a configuração pelo TI da empresa); Exportação Personalizada (necessário adicionar os códigos dos campos em Estrutura e Configuração para que se possa exportar planilhas da Xerpa; os códigos podem ser obtidos com a contabilidade); DIMEP Kairos (integração de ponto entre a Xerpa e o DIMEP; coloque seu login da DIMEP no campo solicitado); Exportação Domínio Sistemas (o contador pode configurar essa integração para exportar planilhas da Xerpa e adicioná-las no Domínio Sistemas); Kenoby (a parceria da Xerpa com a Kenoby permite a integração entre os processos de recrutamento e seleção da Kenoby e admissão na Xerpa); Exportação TOTVS RM Labore.
  • Processador de folha / Contabilidade. É possível conectar a sua contabilidade à Xerpa. Com essa conexão, os contadores terão acesso total a conta da empresa na Xerpa, como aos dados e documentos dos colaboradores. Com essa conexão, os contadores também conseguem enviar holerites e avisos de férias. Para conectar sua contabilidade, entre em contato conosco pelo chat ou pelo e-mail ajuda@xerpa.com.br nos informando o nome da contabilidade, o nome completo dos contadores e os seus respectivos e-mails ou números de celular. 


IMPORTANTE:
apesar dos colaboradores conseguirem visualizar as informações em Dados Contratuais, eles não podem alterar essas campos, somente as informações de contato profissional. 

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