O presente artigo faz parte da Central de Ajuda da empresa Xerpa e destina-se aos clientes (empresas e colaboradores) que utilizam nossos produtos. Para conhecer mais sobre a Xerpa e nossos produtos, Clique aqui! 


Recomendamos que férias com menos de 1 ano sempre sejam marcadas como Licença Remunerada na Xerpa.

Caso você realmente marque como férias, veja a seguir o que acontece:

Pela CLT, não existe férias com menos de 1 ano trabalhado. Mesmo que você marque férias para a pessoa, ela oficialmente não pode ser considerada como férias.  

Descansos que forem concedidos à colaboradores nesse período inicial não são férias, e, sim, licenças remuneradas, perante a lei.


Só existe um caso em que as férias podem ser marcadas com menos de 1 ano de trabalho: férias coletivas.

Por isso, caso você marque férias para um colaborador e ele ainda não tenha completado 1 ano de empresa, essas férias serão consideradas como férias coletivas pela Xerpa para efeito de cálculo.

Ou seja, o período aquisitivo do colaborador será reiniciado no dia em que as férias forem marcadas. Os dias de férias coletivas não serão considerados para fins de aquisição de férias, e um novo período aquisitivo começará no dia em que ele voltar de férias.

EXEMPLO:

João da Silva entrou na empresa no dia 10/06/2015 e se decidiu que ele vai descansar 10 dias para o Natal de 2015, do dia 25/12/2015 ao dia 03/01/2016.

Ele não adquiriu estas férias ainda, pois, por ter entrado em 10/06/2015, só teria direito às férias a partir de 10/06/2016.

Se você inserir esse período como Férias na Xerpa, a Xerpa fará o seguinte:

  • Marcará estas férias como férias coletivas, referentes ao período aquisitivo de 10/06/2015 a 25/12/2015. 
  • Começará a contar outro período aquisitivo a partir do dia 04/01/2016

Isso é feito para que o cálculo de férias seja sempre baseado na opção de menor risco para a sua empresa!

Encontrou sua resposta?