IMPORTANTE! O colaborador consegue acessar os holerites e informes de rendimento entrando no próprio perfil na Xerpa e clicando em Holerites. Geralmente o Informe de Rendimentos está no formato Ano - Outros - Parcela Única.

Antes de subir os holerites na Xerpa, certifique-se de ter feito o nosso checklist:

  • Todos os colaboradores que receberão os demonstrativos de pagamento precisam estar cadastrados na Xerpa. 
  • É necessário que esteja cadastrado nos perfis dos colaboradores o número de matrícula/código que consta no arquivo de holerites.
  • Formato do arquivo: PDF, um colaborador por página; os arquivos devem conter, obrigatoriamente, informações sobre o nome completo do colaborador e seu respectivo número de matrícula ou outro tipo de código. 

Feita essa conferência, agora é só subir o arquivo na Xerpa! :D

Primeiramente, entre na seção Holerites no menu lateral da esquerda e clique em Adicionar Novo + 

ETAPA 1: ARQUIVOS

Na tela que aparecer, preencha as informações sobre o arquivo, anexe ele e depois clique em Continuar

DICA! Em casos de adiantamento, em Parcela, você pode escolher as opções 1ª parcela ou 2ª parcela

ETAPA 2: IDENTIFICAÇÃO

Na tela seguinte, você deverá selecionar no arquivo onde estão as informações importantes para que o sistema consiga ler e entender de quem é cada holerite. Clique na foto do arquivo para começar.

Selecione duas informações no arquivo: o número de matrícula e o nome completo do colaborador. Essa seleção precisa ser feita só uma vez. 

DICA²! Certifique-se de selecionar apenas os números e as letras, evitando selecionar linhas. Se o número de matrícula/código possuir muitos números, certifique-se de selecionar um espaço maior, conforme a imagem abaixo

ETAPA 3: RESUMO

Após selecionar as áreas e clicar em Continuar, o sistema fará a leitura do arquivo e a correspondência holerite--perfil do colaborador na Xerpa. Dependendo do número de holerites no arquivo, essa etapa pode levar alguns minutos. 

Terminada a leitura e identificação das informações, o sistema irá exibir uma tela contendo todos os colaboradores localizados e não-localizados com a respectiva correspondência do número de matrícula. 

Se forem identificados erros, o sistema irá mostrar a quantidade detectada. 

Mesmo se o sistema não detectar erros ou divergências, orientamos que você revise a lista e verifique se a correspondência feita está correta

ETAPA 4: E-MAIL - AVISO

Essa tela exibe informações sobre o arquivo e o número de colaboradores que irão receber o holerite.

Caso queira que os colaboradores recebam uma notificação (via e-mail, SMS ou Whatsapp) avisando sobre o recebimento do arquivo, marque a opção Enviar avisos para X colaboradores. Este envio não pode ser desfeito. Caso contrário, desmarque a opção caso não queira enviar s notificação aos colaboradores. 

Se estiver tudo certo, clique em Enviar holerite, mas clique nesse botão apenas uma vez, caso contrário, você fará o disparo múltiplo do mesmo arquivo!

ETAPA 5: CONCLUSÃO

Envio finalizado! :D

Caso o holerite não esteja aparecendo no perfil do colaborador ou na seção Holerites, atualize a página do seu navegador, ;) 

Encontrou sua resposta?