Primeiro, verifique os itens abaixo:

  1. Todos os colaboradores que receberão demonstrativos de pagamento precisam estar cadastrados na Xerpa 
  2. Todos precisam também ter números de matrícula registrados em seus Dados Contratuais que sejam exatamente iguais aos códigos mostrados nos demonstrativos
  3. Seus demonstrativos precisam estar todos num único arquivo PDF que contenha um demonstrativo por página. Esse costuma já ser o padrão de como ferramentas geram esses holerites, portanto eles provavelmente já devem vir prontos.

Feito isso, você já está pronto para fazer o envio automático!

Primeiro, entre na área de Holerites na Xerpa. Ela fica no menu lateral.

Se você já enviou algum holerite, ele mostra aqui o seu histórico de envios. Para enviar um novo, vamos clicar em Adicionar.

Você verá esta tela:

Nela, preencha os detalhes desse envio:

  1. A qual período ele é referente? Aqui vai de Janeiro a Dezembro e também dá para selecionar o 13o.
  2. Qual parcela de pagamento? Pode ser uma primeira parcela como um adiantamento, ou ser parcela única se você paga tudo de uma vez só.

Suba o PDF com todos os holerites no mesmo arquivo. Não precisa separar em vários arquivos antes de subir.

Depois de subir, selecione o tipo de comprovante. Você está enviando holerite, comprovante de comissão, ou PLR? Selecione aqui. Quando estiver tudo ok, clique em Próximo.

Nessa tela seguinte, nós precisamos selecionar onde estão as informações importantes para que a máquina consiga ler e entender de quem é cada holerite. Clique na foto do arquivo para começar.

Selecione duas informações: o número de matrícula e o nome da pessoa. Essa seleção precisa ser feita só uma vez por arquivo. Ao selecionar a informação, verifique se o nome da pessoa foi reconhecido corretamente. 

Dica: Espaços fora do lugar no nome ou ter uma letra ou outra errada no reconhecimento não influenciam na entrega do demonstrativo. Apenas certifique-se que o número foi reconhecido perfeitamente.

Depois que estiver ok, clique em Concluído e depois em Próximo

Feito isso, ele vai reconhecer os dados dos holerites, comparar com o que você tem na Xerpa e mostrar o resultado. 

Você pode clicar para ver os resultados e verificar se o reconhecimento ocorreu corretamente. Se houver algum dado que faltou - como por exemplo alguns colaboradores que não tem cadastro na Xerpa - você pode parar aqui para corrigir antes de enviar.

Depois de conferir e clicar para continuar, ele dá a você um sumário do que será feito: quantos holerites enviados, quantos com erro, etc. Você também tem a opção de não enviar emails de notificação - que é útil se você for adicionar ao perfil das pessoas os demonstrativos antigos. 

Confira e clique em Disparar Holerites!

Pronto! Todos os holerites já estão distribuídos e disponíveis no perfil Xerpa de cada colaborador. Além disso, todos receberão avisos via email sobre o demonstrativo novo. 

Todos os holerites enviados ficam no perfil do colaborador, que poderá consultar holerites sempre que quiser. Também funciona no celular para poder ver em qualquer lugar.

Encontrou sua resposta?